Notícias Voltar

JULHO AMARELO: Mês de conscientização sobre hepatites virais JULHO AMARELO: Mês de conscientização sobre hepatites virais

09/07/2025 Assessoria de Comunicação

Conhecido como Julho Amarelo, temos intensificadas ações de conscientização e prevenção das hepatites virais, causadas pelos vírus A, B, C, D e E. Visa alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento, especialmente para as formas crônicas da doença.

As formas de transmissão variam de acordo com o tipo de vírus:

- Tipo A: fecal-oral, pela ingestão de alimentos ou água contaminadas, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal, contato pessoal próximo e contato sexual com pessoas com hepatite A.

- Tipo B: sexo sem proteção, compartilhamento de objetos de uso pessoal como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas (cachimbos, canudos, seringas) sem a devida esterilização, na confecção de tatuagem e na colocação de piercings com materiais não esterilizados ou descartáveis. Ela também pode ser transmitida de forma vertical, ou seja, durante a gestação ou parto da mãe para o bebê.

- Tipo C: contato com sangue contaminado por meio do compartilhamento de agulhas, seringas e outros objetos perfurocortantes sem a devida esterilização (materiais de manicure, para confecção de tatuagem, para colocação de piercings, equipamentos odontológicos e objetos para uso de drogas, como cachimbos, canudos, seringas). Também por meio de relações sexuais sem o uso de preservativos ou pela transmissão vertical (esses dois casos menos comum).

Na Hepatite A os sintomas iniciais são fadiga, mal-estar, febre, dores musculares, enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia, urina escura, fezes claras e pele e olhos amarelados. Assim como a hepatite B, a hepatite C também, na maioria dos casos, não apresenta sintomas.

O tratamento varia de acordo com o tipo, por isso busque o diagnóstico e classificação da hepatite para um tratamento específico e eficiente. Em caso de dúvidas procure um profissional de saúde habilitado para sana-las. A Secretaria de Saúde está disponibilizando a testagem para as formas crônicas relacionadas aos tipos B e C.








Compartilhar:
| WhatsApp