MUNICÍPIO REPASSA INCENTIVO AO FRIGORÍFICO VENDRAME MUNICÍPIO REPASSA INCENTIVO AO FRIGORÍFICO VENDRAME

01/03/2024 Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de incentivar e qualificar a economia local, a Administração Municipal de Mariano Moro realizou mais um importante repasse de incentivo para empresa instalada no município. Incentivos desta natureza auxiliam na manutenção das atividades geradoras de emprego e renda.

Consolidada no município, a Indústria e Comércio de Carnes Vendrame LTDA – Frigorífico Vendrame – foi beneficiada com o valor de R$ 150 mil para aquisição de box pneumática para abate de animais, repasse autorizado conforme Lei Municipal n° 2.935/2023, de 05 de dezembro de 2023, para desenvolvimento do Programa Municipal de incentivo a manutenção e/ou instalação de estabelecimentos de abate (frigoríficos), coordenado pela Secretaria de Agricultura.

Este repasse, feito através de Programa Municipal, também visa atender a portaria nº 365, de 16 de julho de 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que estabelece o regulamento técnico de manejo pré-abate e abate humanitário de animais e os métodos de insensibilização.

A Administração Municipal através do prefeito, Irineu Fantin, esteve visitando as instalações e conhecendo o novo equipamento adquirido, visita que foi acompanhada pelos sócios-proprietários Armando Vendrame, Arlindo Vendrame e Vanderlei Vendrame. Na oportunidade, um funcionário do frigorífico esteve realizando uma demonstração do funcionamento do aparelho.

O frigorífico

A Indústria e Comércio de Carnes Vendrame Ltda, com inspeção estadual – Cispoa – começou suas atividades no ano de 2000, tendo como atividade principal o abate de bovinos e suínos e fábrica de embutidos.

Atua no segmento de venda de carnes “in natura” de suínos e bovinos, prestação de serviço de abate de bovinos e suínos para outras empresas, produzindo também embutidos de carne suína, como salames, linguiças, torresmo e banha.

O equipamento adquirido

A box pneumática para abate de animais é um equipamento essencial em instalações de processamento de carne, especialmente em locais que seguem padrões de bem-estar animal e preocupações com a qualidade do produto final. Esse dispositivo é projetado para garantir um abate humanitário e eficiente, minimizando o estresse e o sofrimento dos animais.

Esta ferramenta é essencial em instalações de processamento de carne modernas, garantindo não apenas o cumprimento de padrões de bem-estar animal, mas também a eficiência e a qualidade do produto final.

Funcionando com base em um sistema pneumático, a box pneumática utiliza pressão de ar para controlar o movimento de portas ou paredes que confinam e imobilizam o animal antes do abate. Essa imobilização é crucial para garantir a segurança dos trabalhadores e a eficácia do processo, além de reduzir o sofrimento do animal.

Ao restringir os movimentos do animal de forma suave e controlada, a box pneumática contribui para um abate mais humanitário, reduzindo o risco de lesões para o animal e para os trabalhadores envolvidos. Além disso, ao manter o animal calmo e imobilizado, a qualidade da carne pode ser melhor preservada, evitando o estresse pré-abate que pode afetar negativamente a textura e o sabor da carne.