MARIANO MORO PARTICIPA DE SOLENIDADE QUE BENEFICIA HOSPITAIS DE PEQUENO PORTE DO ESTADOMARIANO MORO PARTICIPA DE SOLENIDADE QUE BENEFICIA HOSPITAIS DE PEQUENO PORTE DO ESTADO

23/08/2023 Assessoria de Imprensa

O Governo Municipal de Mariano Moro, representado pelo prefeito Irineu e pelo vice Valdecir, esteve em Porto Alegre na manhã da última quarta-feira (16), participando de importante solenidade de assinatura da portaria que prevê repasse de R$ 30 milhões para Hospitais de Pequeno Porte.

Tendo em vista as limitações do PADU e buscando melhores condições para toda a população marianense, o Governo Municipal, a tempo, pleiteava pela viabilização do HPP, o que possibilitará internações de longa permanência e pequenos procedimentos cirúrgicos, proporcionando agilidade e maior segurança.

O governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, assinaram a portaria 750/2023 da Secretaria da Saúde (SES), que destina R$ 30 milhões para hospitais de pequeno porte (HPPs). Os recursos fazem parte de uma nova fase do programa Avançar na Saúde.

Na categoria de HPPs, se enquadram os hospitais que possuem até 50 leitos e que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além daqueles que ainda não atendem pelo SUS, mas que passarão a fazê-lo após a captação de recursos. Os valores previstos pela portaria devem ser destinados para até 125 hospitais que preencham os requisitos. O objetivo do programa é recuperar, reformar, ampliar e adquirir equipamentos.

Além das situações diárias, os hospitais de pequeno porte servem também como retaguarda dos atendimentos de média complexidade para os hospitais de médio e grande porte, possuindo papel fundamental no suporte da referência e contrarreferência aos demais níveis de complexidade da rede SUS.

No mesmo evento, também foram lançados dois programas da Secretaria de Assistência Social, voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o projeto Universitário do Amanhã e o projeto Empreender Social RS.