11/07/2023 Assessoria de Imprensa

Em importante reunião na Secretaria Estadual da Saúde (SES) em Porto Alegre, o prefeito, Irineu Fantin, acompanhado de outros prefeitos da região, debateram a formulação da portaria que irá definir critérios de avaliação e seleção de projetos para obras de ampliação, reforma e compra de equipamentos para implantação de HPP (Hospital de Pequeno Porte) nos municípios. Realizada na terça-feira (11), a reunião contou também com a presença da secretária estadual Arita Bergmann.

Hoje, o município dispõe do PADU (Pronto Atendimento de Urgência), onde o paciente pode permanecer internado apenas por um período determinado, não sendo possível, ainda, realizar certos procedimentos cirúrgicos, surgindo então a necessidade de deslocar o paciente a outros municípios em busca de atendimento.

Tendo em vista as limitações do PADU e buscando melhores condições para toda a população marianense, o Governo Municipal, a tempo, pleiteava pela viabilização do HPP, o que possibilitará internações de longa permanência quando necessário e pequenos procedimentos cirúrgicos, proporcionando agilidade e maior segurança.

Em fase final de análise, o documento é fruto de um diálogo da SES e representação da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na busca de alternativas conjuntas para valorizar os pequenos hospitais. Uma série de reuniões foram realizada desde o final de 2022.

A previsão é que ainda nesta semana seja publicada a portaria com todos os critérios a serem seguidos para a implantação de HPPs de até 30 leitos, a qual o município se encaixa. Com a portaria, o Governo do Estado deve destinar R$ 30 milhões para os HPPs, a partir de recursos do Programa Avançar na Saúde.

Além do prefeito Irineu Fantin, representando Mariano Moro, participaram também os prefeitos Elemar Pilger (Braga), Rui Brizolara (Morro Redondo), Malberk Dullius (Redentora), Beto Bordin (Jacutinga), Eder Both (Chiapetta), Leandro Puton (Gaurama) e o vice-prefeito Jones Cecchin (Ibiaçá). A Famurs foi representada pelo coordenador técnico de Saúde da entidade, Paulo Azeredo, ainda, participação do assessor especial da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), Alencart Loch, que representou o secretário Gilmar Sossella.