ENCONTRO DE FRUTICULTORES PROPORCIONA TARDE DE CONHECIMENTOS AOS PRODUTORESENCONTRO DE FRUTICULTORES PROPORCIONA TARDE DE CONHECIMENTOS AOS PRODUTORES

29/05/2023 Assessoria de Imprensa

Em um momento de muita informação, debate e aprendizado com produtores locais e regionais, Mariano Moro promoveu o Encontro de Fruticultores, evento que compôs a programação de 57 anos do município. Importantes palestras foram desenvolvidas por profissionais da Emater no auditório da Casa de Memória e Cultura durante a tarde da última terça-feira (23).

O Encontro de Fruticultores foi uma promoção do Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural em parceria com a Emater, Banrisul, Cresol e Sicredi.

Durante a abertura do evento, o prefeito, Irineu Fantin, e o Secretário de Agricultura, Reonildo Battisti, agradeceram a presença de todos e fizeram um apurado sobre os programas desenvolvidos na agricultura nas mais diversas áreas, investimentos e ações, inclusive na fruticultura.

Após pronunciamentos, foram iniciadas as palestras que estavam a cargo da Emater, através do engenheiro agrônomo, Luis Ângelo Poletto e extensionistas rurais, Jair Griebler e Ivonir Biesek.

Com o tema “fruticultura como fator de desenvolvimento nos municípios”, Poletto apresentou dados de produção do município, como áreas produtivas e porcentagem de cada cultura. Ainda, deu destaque ao mercado regional, diversificação, comparativo de renda e outros subtemas acerca do assunto.

Jair Griebler, o segundo palestrante da tarde, abordou o tema “sistematização e implantação de pomares cítricos”. Após saudações, Jair explanou sobre a situação atual da citricultura, implantação e manejo de pomares e assuntos referentes.

O terceiro palestrante, Ivonir Biesek, abordou o tema “nutrição de pomares”, falando sobre a importância da análise e da amostragem de solo, adubação, nutrição e correção, apontando a melhor forma de desenvolvimento de pomares através do correto manejo dos nutrientes.

A tarde contou também com a participação do produtor de Aratiba, João Griebler, falando sobre sua propriedade, suas formas produção, desafios e perspectivas. Destacou também a importância do produtor diversificar sua propriedade como forma de ampliar e garantir melhor renda.

O Encontro de Fruticultores teve a presença da Administração Municipal, representada pelo prefeito Irineu Fantin, vice-prefeito Valdecir Mariano Pinto, secretários e funcionalismo. Também presente o Poder Legislativo através da participação de vereadores.

As instituições financeiras parceiras do evento, na oportunidade, apresentaram suas linhas de crédito, recursos e investimentos. Estiveram presentes representando o Banrisul, Douglas Rorig e Eduardo Rodrigues; da Cresol, Edicarla Parise; e do Sicredi, Daniela Marchesan. Cada representante deixou sua instituição à disposição dos produtores.

Ao final, foi servido um delicioso coquetel preparado a base de frutas. Conforme Marilei Battisti, extensionista da Emater, os pratos foram feitos à base de caqui e laranja, dando destaque a fruticultura. Na oportunidade, Marilei comentou sobre o valor nutricional das frutas utilizadas e a importância da fruticultura na culinária.

Na saída, cada participante recebeu um fôlder do encontro contendo dicas de como incluir a fruticultura na dieta e receitas a base de frutas.