Notícias Voltar

PRODUTOS DA NOSSA TERRA - Uvas FáveroPRODUTOS DA NOSSA TERRA - Uvas Fávero

05/03/2023 Assessoria de Imprensa

Confira as imagens da produção de uvas da propriedade de Wilson Fávero localizada em Linha Gruta.

 

- Fruto

A uva é um fruto tipo baga, de formato, tamanho, cor, consistência e aroma variáveis. A polpa comestível, de sabor doce, ácido, amargo ou adstringente, contém até quatro sementes. É uma fruta do tipo não-climatérico, ou seja, não amadurece após a colheita, devendo ser colhida no ponto ideal de maturação.

- Planta

A videira, da família Vitaceae, é uma planta trepadeira lenhosa, com gavinhas de fixação. O caule jovem é de cor verde, tornando-se escuro posteriormente. As folhas são grandes, verdes, palmadas e com cinco lobos. Atinge até sete metros de comprimento. Frutifica a partir do terceiro ano após o plantio, nos meses de novembro a março na região sul e o ano todo na região nordeste.

- Usos e mercado

A uva é altamente apreciada para consumo “in natura” e é utilizada na fabricação de diversos produtos, como passa, suco, doce, geleia, vinho e vinagre. Fornece, também, outros subprodutos, como corantes naturais, ácido tartárico, óleo de semente e taninos.

A produção de vinhos, suco de uva e derivados do mercado está concentrada no Rio Grande do Sul, onde são elaborados 300 milhões de litros de vinho e mosto como média anual, representando 95% da produção nacional.

 

(Fonte: Sebrae)





Compartilhar:
| WhatsApp