Notícias Voltar

INAUGURAÇÕES INICIAM NOVA FASE NA SEGURANÇA PÚBLICA DE MARIANO MOROINAUGURAÇÕES INICIAM NOVA FASE NA SEGURANÇA PÚBLICA DE MARIANO MORO

23/01/2023 Assessoria de Imprensa

Marco na Segurança Pública de Mariano Moro, a sexta-feira, 13 de janeiro, reuniu o Governo Municipal (Executivo e Legislativo), forças de segurança, entidades e instituições do município e a comunidade em geral para oficializar os frutos de uma união de esforços que viabilizaram e apoiaram o desenvolvimento de medidas para aprimorar as ações da Brigada Militar no município.

 

Em cerimônia, realizada na Casa de Memória e Cultura, a solenidade inaugurou de forma oficial o sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico, georreferenciamento rural (Programa Novo Rumo), as reformas no prédio do 5° GPM de Mariano Moro, ainda, foi feita a apresentação da nova viatura a comunidade e entrega simbólica.

 

Após a solenidade na Casa de Memória e Cultura, a cerimônia seguiu para a sede do 5°GPM (Grupamento de Polícia Militar) para a inauguração das reformas e adequações do prédio. Foi celebrada benção com os líderes religiosos, padre Lucas Stein e pastor Antônio Pinto. Em seguida, foi descerrada a fita de inauguração.

 

A implantação destes projetos foi viabilizada através de trabalhos conjuntos entre Poder Público Municipal, Consepro e Brigada Militar, com apoio das instituições financeiras Sicredi e Cresol. A nova viatura semiblindada, modelo Renault/Duster, foi entregue através do Programa Avançar do Executivo estadual.

 

Em sua fala, o prefeito Irineu Fantin destacou que “já se percebem os benefícios deste sistema, fruto de um projeto acolhido pelo Governo Municipal em parceria com a Brigada Militar, Sicredi e Cresol. Sendo o primeiro município a concluir todo sistema de cercamento eletrônico aliado ao sistema de georreferenciamento, elevamos a outro nível a segurança pública de Mariano Moro, pois este é mais um projeto entregue em prol da qualidade de vida de toda a população”.

 

Os custos totais para implantação do sistema de videomonitoramento, cercamento eletrônico, adequação e reformas do 5° GPM foram de R$ 192.000,00; os custos totais de aquisição dos materiais para implantação do Programa Novo Rumo (georreferenciamento rural) foram de R$ 12.915,00. São investimentos realizados através de termo de cooperação entre Governo Municipal, Sicredi e Cresol, sendo que estão instaladas 235 placas na área rural.

 

O Major André Konigonis, Comandante do 13° BPM, destacou que “a implantação destes sistemas só foi possível com a parceria da Administração Municipal e instituições financeiras que se engajaram nos projetos. É um sistema aliado não só na segurança da população mas também na segurança dos soldados. A partir de agora, oficialmente o município conta com mais uma ferramenta para auxiliar no combate a criminalidade. Sendo sistemas passíveis de ampliações futuramente, o primeiro passo está dado” pontua.

 

PROJETO OLHO VIVO – UM OLHAR ATENTO AO CIDADÃO MARIANENSE

 

O projeto “Olho Vivo - Um olhar atento ao cidadão Marianense” é uma união de esforços que implantou medidas de Segurança Pública por meio de cercamento digital com sistema de vídeo integrado à Brigada Militar através de câmaras instaladas em pontos estratégicos do município.

 

A implantação deste sistema auxilia na redução dos índices de criminalidade, pois amplia e facilita de forma significativa às ações extensivas dos agentes de segurança pública, tornando seu trabalho mais eficiente e seguro.

 

Estão em funcionamento câmeras Speed Domes e câmeras LPRs, estas, que permitem a leitura automática de placas de veículos. As imagens são transmitidas até a central de monitoramento, que além de monitorar em tempo real, as imagens também são armazenadas no banco de dados de um servidor.

 

Visando melhorar as condições de trabalho da Brigada Militar, resultando em qualidade na prestação dos serviços de segurança, através deste projeto, o prédio do 5° GPM de Mariano Moro passou por reformas e adequações para receber o novo sistema.

 

Foram substituídas por novas as janelas e aberturas. O prédio recebeu nova pintura e novo mobiliário, além de instalação de ar-condicionado. E para monitorar as imagens exibidas pelas câmeras de vigilância foram instalados dois televisores 50’ e equipamentos necessários para o manuseio das câmeras.

 

PROGRAMA NOVO RUMO

 

O Programa Novo Rumo de georreferenciamento rural foi idealizado pelo 13° BPM da Brigada Militar e institucionalizado em nível estadual. Desde a sua implantação em 2017, vem contribuindo decisivamente para redução dos indicadores de criminalidade no meio rural, proporcionando mais segurança aos produtores rurais e seus respectivos bens. Este programa foi implantado em conjunto com Governo Municipal, instituições financeiras e através da gestão do Consepro.

 

O georreferenciamento rural pelo Programa Novo Rumo é uma estratégia de polícia ostensiva que integra equipamentos do sistema de posicionamento global – GPS (Global Position System) instalados nas viaturas do 13º BPM para coordenar a rota até o local solicitado. Este sistema trabalha em conjunto com as câmaras instaladas em pontos estratégicos da cidade.

 

Com o cadastro das propriedades rurais é feito o mapeamento das vias não pavimentadas e que ainda não estejam disponíveis em ferramentas virtuais específicas, sendo possível alimentar equipamentos de GPS instalados nas viaturas da Brigada Militar, agilizando o deslocamento dos veículos oficiais e consequentemente acelerando os atendimentos.

 

Em frente a cada propriedade cadastrada neste programa está instalada a placa de identificação, que contém o número de cadastro e as coordenadas da localização da mesma. Estas informações estão vinculadas ao sistema de GPS da Brigada Militar, que orientam os agentes de segurança quando solicitado algum atendimento.

 

NOVA VIATURA

 

Uma conquista também viabilizada pela luta do Governo Municipal na busca por recursos ao 5° GPM de Mariano Moro, o governo do Estado através do Programa Avançar entregou a Mariano Moro viatura semiblindada, modelo Renault/Duster, para melhorar a qualidade do patrulhamento ostensivo e atendimentos na área urbana e rural.

 

Além de Mariano Moro, o Programa Avançar do governo estadual contemplou outros municípios, sendo entregue as forças de segurança em dezembro do ano anterior armamentos e veículos para reforçar a Segurança Pública.





Compartilhar:
| WhatsApp