Notícias Voltar

MARIANO MORO SEGUE DESENVOLVENDO PRÁTICAS ERGONÔMICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO MARIANO MORO SEGUE DESENVOLVENDO PRÁTICAS ERGONÔMICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO

24/10/2022 Assessoria de Imprensa

O município de Mariano Moro está desenvolvendo com a empresa Arte e Movimento de Erechim um trabalho com atividades físicas e práticas corporais nas repartições públicas. As atividades e orientações promovem a possibilidade de sair da rotina de trabalho, gerando bem-estar físico, mental e social, além de uma maior qualidade de vida aos servidores e cidadãos.


As atividades acontecem semanalmente junto as repartições públicas; escolas municipais e estaduais, sendo empostas atividades físicas e práticas corporais diversas, tais como: yoga, meditação, dança, psicomotricidade, ginástica, ludicidade, dentre outras. As práticas aplicadas são de acordo com cada faixa etária do público atendido, e visam a melhoria da qualidade de vida e saúde, o bem-estar físico, mental e social, na qual a empresa possui uma metodologia própria de ensino, por esse motivo, abrangendo todas essas vivências e práticas corporais.


Durante a semana e em acordo com o cronograma proposto pela Secretaria de Saúde, a equipe da empresa Arte e Movimento – Escola de Yoga e Meditação passa por todas as repartições públicas, e na quinta-feira, no final da tarde, as 17h30, junto ao Ginásio do Cras, para toda a população interessada e inscrita é ofertado práticas de atividades físicas e corporais, reforço muscular, dança, yoga laboral e meditação, ginástica, alongamentos corporais, circuitos de atividades funcionais, tudo de acordo com a faixa etária do público atendido. Com uma metodologia própria, a empresa Arte e Movimento conecta o yoga, meditação, ginástica laboral e práticas corporais com a saúde metal e o bem-estar no ambiente de trabalho, na Educação e SUS, com técnicas que trabalham a consciência e o autoconhecimento, valorizando a saúde física e mental.


Os benefícios para os praticantes são inúmeros e estimulam e desenvolvem o ser em sua totalidade (corpo e mente). A intenção das vivências com o yoga laboral, ginástica, meditação é trazer motivação e bem-estar para os colaboradores por meio das práticas que ajudam na concentração, alívio do estresse, flexibilidade e muitos outros ganhos.


É comprovado que essas práticas melhoram o convívio no ambiente de trabalho, pois estar com o corpo e mente conectados, melhora o ânimo e torna tudo mais próspero e proveitoso.


Para os servidores públicos, em especial a orientação e a atividade proposta, relaciona-se aos riscos ergonômicos que estão ligados à execução de tarefas, à organização e às relações de trabalho, ao esforço físico, levantamento e transporte manual de peso, mobiliário inadequado, posturas incorretas, controle rígido de tempo para produtividade, imposição de ritmos excessivos, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia, repetitividade e situações causadoras de estresse.





Compartilhar:
| WhatsApp