Notícias Voltar

2ª Amostra da Terneira de Mariano Moro 2ª Amostra da Terneira de Mariano Moro

18/05/2016 Assessoria de Imprensa

Mariano Moro comemora 50 anos com Seminário de Bovinocultura de Leite e Amostra da Terneira.

O 2º Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite e 2ª Amostra da Terneira de Mariano Moro reuniram produtores ligados à atividade leiteira e autoridades, na quartafeira (18/05), no Clube Alto Uruguai.

O médico veterinário e especialista em Reprodução, Valdinei Grapiglia, palestrou sobre Melhoramento genético em bovinos de leite. “ É importante definir corretamente as metas de seleção e construir um plano genético específico para cada propriedade”, aconselhou.

Entre os diversos procedimentos de seleção para eficiência produtiva e reprodutiva, destacou a chamada seleção para longevidade. Após a palestra técnica, houve desfile e premiação dos animais, na pista no campo municipal de futebol, junto às dependências do Clube Alto Uruguai.

A avaliação dos animais foi realizada pela médica veterinária Daniela Riccó, da empresa CRI Genética. O trabalho também foi acompanhado pela extensionista social do Escritório da Emater/RS-Ascar de Mariano Moro, Marilei Battisti, e pelo técnico Laerth Suszek.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Adelar Battisti, do vice-prefeito Isidoro Falkoski, do gerente regional do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Giberto Tonello, dos secretários da Agricultura Amarildo Boni, do Turismo, Aline Sichoski, do Meio Ambiente, José Vargas, da Saúde, Adenilson Faggion, e da Assistência Social, Elisete Battisti.

Também prestigiaram o evento representantes do Banrisul e das cooperativas de Crédito Sicredi, Cresol e os colaboradores da Coperal e Copérdia.

O prefeito destacou a organização das propriedades e dos produtores que disponibilizaram os animais para a amostra. Em seguida, Boni, secretário municipal da Agricultura, agradeceu as parcerias e disse que “o município vem investindo na bovinocultura de leite e em genética”.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Giberto Tonello, observou que a bovinocultura de leite é uma das prioridades da Instituição, tanto na região como no Estado, também destacou o apoio da Instituição a outras atividades, como a fruticultura. Tonello agradeceu a parceria da prefeitura e do Sicredi na realização dos cursos no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), entre eles o de Bovinos de Leite, bem como a parceria com a Cresol.

O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura, e Emater/RS-Ascar, encerrou com um coquetel e marcou a programação festiva dos 50 anos do município de Mariano Moro.

 

Premiação:

Categoria Holandesa (nascidas em agosto e setembro) terneira:

1º lugar: Safira, do produtor Oberdã Tenutti.

 

Categoria Holandesa (nascidas em outubro novembro):

1º lugar terneira Rebeca, do produtor Emerson Tenutti.

 

Categoria Jersey:

1º lugar terneira Agata, de João Carlos Pasini.





Compartilhar:
| WhatsApp