PROGRAMA “NOVO RUMO” EM FASE DE INSTALAÇÃO NA ÁREA RURAL DE MARIANO MOROPROGRAMA “NOVO RUMO” EM FASE DE INSTALAÇÃO NA ÁREA RURAL DE MARIANO MORO

06/09/2022 Assessoria de Imprensa

O programa de georreferenciamento “Novo Rumo” da Brigada Militar e poder público municipal, busca cadastrar as propriedades rurais e realizar o mapeamento das vias não pavimentadas e que ainda não estejam disponíveis em ferramentas virtuais específicas. Com o mapeamento, será possível alimentar equipamentos de GPS instalados nas viaturas da Brigada Militar, agilizando o deslocamento dos veículos oficiais e, consequentemente, acelerando o atendimento do setor da segurança.

Mariano Moro já possui várias propriedades cadastradas neste novo programa, onde já estão sendo entregues as placas de identificação para serem instaladas em frente a cada propriedade. Esta placa contém um número de cadastro, que junto com sua localização, estão vinculados ao sistema de GPS da Brigada Militar, facilitando e agilizando um possível atendimento.

O Programa é uma estratégia de polícia ostensiva que busca a prevenção e o combate de delitos, bem como a manutenção da segurança pública, tanto na área urbana quanto rural, através da aproximação e perfeita integração da Brigada Militar com a comunidade local e regional, visando potencializar todas as ações da Brigada Militar na área de responsabilidade do 13º BPM.

Este projeto, além do de videomonitoramento, é resultado da parceria da Brigada Militar com poderes Executivo e Legislativo, instituições financeiras e comunidade, sendo viabilizado pelo repasse de recursos financeiros do município e instituições financeiras, através da gestão do CONSEPRO, mediante a aquisição de equipamentos de sistema de posicionamento global – GPS (Global Position System), que serão utilizados nas viaturas do 13º BPM e câmaras instaladas em pontos estratégicos da cidade.

O georreferenciamento conjugado com o sistema de videomonitoramento, se caracterizam como ferramentas tecnológicas imprescindíveis para dar maior suporte às ações e operações policiais que diuturnamente a Brigada Militar realiza. Com este sistema, os Policiais Militares se deslocarão com maior rapidez para o atendimento das ocorrências, otimizando a prestação do serviço à comunidade, reduzindo o tempo-resposta e intensificando a presença policial na área rural.