JOVENS DE MARIANO MORO PARTICIPAM DO “PAPO DE RESPONSA” COM POLÍCIA CIVIL E ENTIDADES DO MUNICÍPIOJOVENS DE MARIANO MORO PARTICIPAM DO “PAPO DE RESPONSA” COM POLÍCIA CIVIL E ENTIDADES DO MUNICÍPIO

29/08/2022 Assessoria de Imprensa

Foi realizada na última quinta-feira, 25 de agosto, uma atividade conjunta entre Administração Municipal, Conselho Municipal de Segurança Pública - CONSEPRO, Brigada Militar, Escola Estadual Básica de Mariano Moro, Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, e Sicredi, através do programa “Papo de Responsa”, assim denominado pela Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Adolescentes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio foram o público alvo.

A finalidade do programa foi a de estabelecer diálogo franco e amigável sobre bullying; uso da internet e os crimes de seu uso inadequado; alcoolismo e consequências; drogas, consequências do tráfico e consumo; dentre outros importantes assuntos sobre o tema.

Este projeto surgiu na constante busca por instrumentos que estabeleçam a parceria no enfrentamento de situações cotidianas de questões ligadas à criança e adolescente. Sendo fundamental o trabalho conjunto entre comunidade escolar e forças de segurança pública na busca de soluções que auxiliem na prevenção de ilícitos.

Buscando minimizar frequentes situações relacionadas ao tema em cidades de pequeno porte, Mariano Moro também está implantando projeto de videomonitoramento e cercamento eletrônico, efetivas ferramentas de combate à criminalidade, com propriedades rurais georreferenciadas, prevenindo e restringindo a atuação de cidadãos mal intencionados, inibindo assim a conduta ilícita, pois através do equipamentos de vigilância é possível identificar indivíduos com clareza.

O Governo Municipal, através do prefeito Fantin, entende também que é fundamental o constante trabalho preventivo de orientação, em especial, às crianças e adolescentes. A parceria entre Administração Municipal e entidades busca com este programa aproximar jovens e adolescentes, pois sabe-se que futuramente terão de fazer suas próprias escolhas. Portanto, de forma integrada e conjunta, é possível orientá-los agora para o caminho correto. A escolha sempre será dos nossos adolescentes, e nosso dever é de bem orientar, apontar e mostrar consequências, fatos e situações que ocorrem por nossa experiência de vida e acadêmica, sempre de forma amigável, integrada e coletiva. A prevenção deve sempre ser uma constante em nossas ações.

A promoção deste bate papo foi uma oportunidade das instituições dizerem que todos também já foram jovens e que entendem as situações que muitas vezes se passam nesta fase, e que podem contar com a família, escola ou poder público no sentido de bem orientar condutas. Também foi momento de reforçar a informação para que nossos jovens e adolescentes vejam os adultos responsáveis como amigos e parceiros, e não como alguém que quer cobrar ou exigir, mas sim alguém para conversar abertamente sobre assuntos que estão presentes na vida diária.

O programa em nossa região é desenvolvido pelo Delegado de Polícia, mestre profissional em Direito Civil-Constitucional pela UNOESC de Joaçaba-SC e Professor de graduação do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, Germano Alves da Silva, que desenvolveu este “papo de responsa” com nossa galera.

As atividades aconteceram na Casa de Cultura e Memória de Mariano Moro com a presença do prefeito, Irineu Fantin, vice-prefeito, Valdecir Mariano Pinto, Conselho Municipal de Segurança Pública representado pela presidente, Daniela Marchesan, Brigada Militar, representada pelo Tenente Edson Otfinoski, Escola Estadual Básica de Mariano Moro representada pela diretora, Sandra Raimundi e professores. Ainda, secretária de Educação, Adelaide Maria Janisch, secretária de saúde, Suzimara da Rosa, a coordenadora do Conselho Tutelar, Camila Vendrúscolo e demais conselheiras tutelares, presidente do COMDICAMM, Deisimara Capeletti e conselheiro do COMDICAMM, membro do CONSEPRO e gerente do Sicredi, Gerson Meneguel.